Doula
Alguém que conhece e compreende a fisiologia do parto, e que respeita e tenta assegurar as necessidades básicas de uma mulher em trabalho de parto.
O que a doula faz
Durante a gestação
Acompanha a grestante através de apoio emocional, esclarecimento de dúvidas, procura de informação e ajuda a planear e desmistificar o trabalho de parto e puerpério (pós-parto).
Durante o trabalho de parto
Está ao lado da mãe, criando uma esfera de protecção e confiança, que facilita a progressão do trabalho de parto. Poderá propor medidas de conforto como duche ou banho, massagens, relaxamento, respiração profunda, entre outras. Também apoia o pai e mostra como ele poderá ser útil.
Quando no hospital, a doula é a única profissional que garante assistência personalizada e contínua à parturiente, funcionando também como um elo de ligação entre a equipa de atendimento e o casal. Ela explica os termos médicos e os procedimentos hospitalares visando sempre proteger a experiência emocional do parto para o casal.
No pós-parto ou puerpério
O apoio poderá continuar mais centrado nos cuidados a ter com o recém-nascido, na amamentação, na re-adaptação da família a um novo contexto e no reequilibrio emocional da mãe. da
O que a doula não faz
Procedimentos médicos, portanto, não substitui qualquer profissional tradicionalmente envolvido na assistência ao parto.
Benefícios
Mãe e casal
A presença da doula produz um clima de intimidade, carinho, afecto e, acima de tudo, segurança.
As mães relatam experiências de parto mais satisfatórias e gratificantes, sentem-se mais fortalecidas, apresentam níveis mais baixos de ansiedade e níveis mais elevados de atenção e receptividade ao seu bebé - o que favorece o vínculo precoce entre ambos.
O risco de depressão pós-parto é menor.
Em relação à equipa médica, contribui também para a diminuição da ansiedade, da pressa, dos receios, e de todas as intervenções médicas daí decorrentes.
Bebé
O risco de complicações e de internamento prolongado é menor, favorecendo o sucesso da amamentação e o reforço do vínculo mãe (pais) / bebé.
Equipa hospitalar (médicos e enfermeiros)
A doula ajuda a gestante a perceber qual a melhor altura para se dirigir ao hospital/maternidade, evitando que essa deslocação se realize demasiado cedo (processo que pode desencadear a triologia stress/tensão/medo). A entrada no trabalho de parto franco (activo) e a chegada ao ponto de não retorno (a partir da meia dilatação), asseguram e firmam a confiança da parturiente e da equipa médica.
Optar por ter uma doula é, muito provavelmente, a decisão mais importante que uma mulher pode tomar, durante a gravidez, para tentar vivenciar um parto humanizado.
Texto cedido pela doula Luísa Condeço. Grata irmã do coração pela metamorfose*
Rede Portuguesa de Doulas
Imagem de Jess Volinski
Gestação Maternidade Educação
Ouvir. Sentir. Viver. Partilhar. Relembrar. (Re)aprender. Aqui poderá explorar novas e rever "velhas" informações relacionadas com temas como gestação, nascimento, parto natural consciente, cuidados à mãe, ao recém-nascido, à família, entre outros. Sugerimos livros, reflexões, vídeos e artigos e todas as práticas que consideramos úteis para que possa vivenciar em este período da vida em plena consciência.
Sinto-me grata por ter (re)aprendido todos estes conhecimentos à volta da maternidade e por isso pretendo que estejam acessíveis a todas as pessoas, principalmente a todas as mulheres, para que possam tomar decisões conscientes durante a gravidez, o parto e o pós-parto.