A palavra ayurveda vem do sânscrito ayur - vida, e veda - conhecimento ou verdade que literalmente significa o conhecimento da vida/ciência da longevidade, procurando a manutenção, desenvolvimento da vida com saúde, observando as acções da natureza e do universo, a sua evolução e a sua criação. Este sistema surgiu à mais de cinco mil anos no Vale do Rio Indo, (actual região da Índia, Nepal, Tibete, Paquistão e Kashmir).
Dos textos antigos que permitiram que o conhecimento chegasse até aos dias de hoje fazem parte quatro manuais clássicos de ayurveda e quatro vedas. Em particular, Caraka Samhitã, um dos manuais clássicos do ayurveda dedicados à medicina, que surgiu da reunião de grandes sábios no sopé dos Himalaias, ao meditarem sobre o problema da doença, almejando para todos os seres vivos de uma sociedade libertarem-se das enfermidades permitindo assim uma dedicação total ao autoconhecimento.
Compreendendo que somos seres únicos e inteiros, o ayurveda utiliza as qualidades dos cinco elementos (éter, ar, fogo, água e terra) para nos ajudar a entender nossa natureza e a encontrar o nosso ponto de equilíbrio. A saúde é vista como sendo o estado de equilíbrio e a doença como um estado de desequilíbrio, sendo que actua no sentido de regular esse mesmo estado.
Entenda-se ayurveda como uma medicina holística, pois compreende e envolve a dimensão bioquímica, bioenergética, bioespiritual e social do ser humano. Deste modo, é proposta uma rotina diária equilibrada através de uma dieta adequada a cada dosha (constituição), yoga e meditação, na prevenção para o equilíbrio mental, emocional e tratamento de doenças.
Terapia ayurveda
Massagem ayurveda clássica é terapêutica e realizada com movimentos específicos e ritmados por todo o corpo, com o objectivo de nutrir a pele, desintoxicar o organismo, relaxar os músculos, articulações, acalmar o sistema nervoso, revitalizar os tecidos; prevenir reumatismo, minimizar estados de stress, melancolia, depressão, ansiedade e insónias; melhora a postura corporal e revitaliza, tonifica e relaxa os tecidos musculares. É aplicada de forma preventiva e particularmente indicada para praticantes de desporto.
60/90m
Pada Abhyanga ou reflexologia indiana, visa tratar todo o organismo através da pressão em pontos específicos dos pés. O objectivo terapêutico é o de estimular os órgãos, aliviar tensões, activar a circulação, distribuir nutrientes e eliminar toxinas, melhorando assim o funcionamento dos sistemas corporais e equilibrando todo o organismo. Não tem contra indicações.
60m
Massagem indiana à cabeça tem um efeito de profundo relaxamento e bem estar. Actua sobretudo no combate à fadiga, contribui para melhorar a circulação sanguínea, elimina dores de cabeça, favorece o crescimento capilar, previne insónias, ansiedade, dores de pescoço e rigidez muscular nos ombros, nuca, pescoço e rosto.
50m
Marma massagem actua sobre 107 pontos energéticos espalhados pelo corpo, promovendo o fluxo contínuo de energia vital, sem bloqueios, pelos chakras. Os bloqueios energéticos podem surgir a partir de lesões, da adopção de posturas físicas desadequadas, de má alimentação, stress, ou pela existência de alguma doença em particular. Esta massagem é indicada para problemas emocionais (melancolia, depressão, insónia, enxaqueca); obstipação, diarreia e perda de apetite; e doenças neurológicas (epilepsia, Parkinson, distrofia muscular...).
80m
Shirodhara surge de uma combinação de duas palavras sânscritas shiro – cabeça e dhara – fluxo contínuo. Esta técnica ancestral tem mais de 3000 anos e consiste num fluxo de óleo medicinal, continuo sobre o ajna chakra, testa e têmporas, com movimentos vagarosos e precisos para relaxar profundamente e combater problemas como insónias, ansiedade, enxaquecas e depressão. É uma técnica de rejuvenescimento.
50m
Thai yoga massagem (Nuad Bo-Ram) é uma técnica milenar que surgiu na Índia e foi levada para a Tailândia por monges budistas no séc III AC. O “pai” da massagem é o médico Jivaka Kumar Bhaccha. Este sistema é baseado nos princípios do yoga e ayurveda e nas práticas espirituais budistas. Desta riquíssima combinação surgiu uma poderosa terapia que mistura uma sequencia harmoniosa de massagem rítmica, pressão, yoga passivo, reflexologia e shiatsu, aliados a técnicas de relaxamento profundo e meditação. É indicada para aliviar dor crónica, aumentar flexibilidade, melhorar a postura corporal e estimular a circulação do sangue. Reequilibra o fluxo de energia, minimiza estados depressivos, melancólicos e ansiosos, falta de concentração e memória. Estimula a oxigenação das células, revitaliza, tonificando e relaxando tecidos musculares, também previne reumatismo. Pode ser aplicada para aliviar cansaço físico e mental, diminuir tensão do dia a dia, relaxar e promover bem estar e qualidade de vida.
60m
Faça já a sua marcação ou
ofereça a alguém que lhe é querido!
Textos por Achyuta Veda. Grata Achyuta pela partilha, conhecimento e dedicação.ra
Imagem de Jess Volinski
Imagem de www.forestessentialsindia.com