top of page

CONTATO

JOÃO MACEDO

Siga-me no Twitter

Siga-me no Flicker

Em geral, estar, descontraidamente, num sofá confortável, a ler um livro, a beber um café ou a ver televisão, entende-se como puro relaxamento. Isto são meras distracções sensoriais, a definição científica de relaxamento muito daí difere, tratando-se de uma experiência baseada na atenção plena, bastante distante da ideia anteriormente descrita.

 

Yoga nidra é um método sistemático para induzir total relaxamento, físico, mental e emocional. A terminologia das palavras, em sânscrito, derivam de yoga, união ou consciência unificada, e nidra, que significa sono. Deste modo, yoga nidra pode ser definido como o "sono do yoga". Este processo é ao mesmo tempo o nome de uma prática específica de yoga e de um estado de consciência.

 

Durante a prática de yoga nidra, a pessoa aparenta estar adormecida, mas a consciência permanece em funcionando, num nível mais profundo de atenção. Nesse estado limítrofe entre o sono e a vigília, o contacto entre as dimensões subconsciente e inconsciente ocorre espontaneamente.

 

 

Yoga nidra

A prática de yoga nidra induz uma sensação de tranquilidade e bem estar profundo. Trata-se de um método para libertar tensão crónica, e promover auto-conhecimento com base meditativa. Transcende os processos racionais do pensamento e oferece paz interior. O yoga nidra é um método de exploração das diferentes camadas da consciência. De acordo com certas escolas de psicologia moderna existem três dimensões da mente: o consciente, o subconsciente e o inconsciente. O objectivo do yoga nidra é explorar progressivamente e transcender estas três dimensões.

 

O que caracteriza a prática do yoga nidra é a rotação sistemática da consciência pelo corpo, pela respiração e a repetição do seu do sankalpa ou “frase de poder”. Trata-se de um propósito, um objectivo bem definido, é mais do que uma simples auto-sugestão, deve emergir como um profundo desejo de desenvolver sua personalidade, com um fundamento de certeza e clareza. Permita-se tempo suficiente para descobrir o que realmente quer ser. E poderemos utilizar o seu sankalpa, durante a sessão de yoga nidra, caso o queira partilhar.

 

A mecânica da prática é fácil de perceber e definir, mas o estado de yoga nidra será entendido de maneira diferente por pessoas diferentes. A profundidade vem com o tempo e todas as práticas são muito úteis, trata-se de um caminho que deverá ser percorrido sem pressa.

Estado de alerta: No estado de alerta os três níveis de consciência estão activos. Tanto o consciente como o inconsciente estão a ser utilizados, apesar deste último não ser percebido. O subconsciente também está activo e os seus dados estão disponíveis quando necessários.

 

Estado sonho: No estado de consciência de sonho, o nível ao qual chamamos de funcionamento consciente recuou para o campo da mente de onde emergiu. O processo inconsciente permanece, juntamente com a fonte de armazenamento do subconsciente. As impressões do subconsciente movimentam-se e tornam-se parte do processo de sonho que está a acontecer ao nível inconsciente da mente. 
 

Estado sono profundo: No estado de consciência de sono profundo, os níveis consciente  e inconsciente recuaram para o campo da mente de onde originalmente emergiram, onde as memórias estão armazenadas. Somente o nível subconsciente está activo. Neste nível as memórias estão numa espécie de forma sem forma, e não há imagens como no estado do sonho. O nível subconsciente é aquele que cria as imagens. Não há manifestação de pensamentos e acções do estado consciente. Esta profunda imobilidade está no domínio do yoga nidra, quando experimentado conscientemente e não de modo inerte, como no sono comum. 

 

Sono Profundo Consciente: Yoga nidra é o estado de sono profundo consciente.

 

 

 

SONO. Para uma pessoa que esteja cansada e constantemente preocupada, o estado de yoga nidra significa apenas uma coisa, um profundo e refrescante sono, nada mais, nada menos.

 

SONO PSÍQUICO. Para outros, possivelmente aqueles que praticam yoga há alguns anos, yoga nidra significa um estado de sonhos conscientes, onde se podem ter visões do subconsciente.

 

SONO SEM SONHOS. Num estado mais avançado de prática de yoga nidra, posterior ao balanço pelos níveis de consciência, encontrar-se-á  o estado de supraconsciência, correspondente ao despertar da kundalini.

Imagem de Jess Volinski

O yoga nidra tem um vasto número de aplicações. Pode ser praticado por toda a gente, jovens e adultos, homens e mulheres. É um processo científico exaustivamente estudado e testado. Não requer nenhuma crença ou aceitação cega de qualquer dogma. Só é necessário praticar.

 

É uma técnica que tem sido amplamente utilizada em distintos contextos como:

 

Relaxamento

Meditação

Problemas psicológicos

Doenças Psicossomáticas

Rejuvenescimento físico-psicológico

Exploração e despertar de diferentes estados de consciência

Aprendizagem, educação

Controlo da dor crónica em contexto hospitalar

 

Contacte-nos!

Marque já uma sessão de yoga nidra

 

 

O yoga nidra foi adaptado das práticas tradicionais de nyasa por Swami Satyananda para se actualizar às necessidades do homem moderno. A palavra nyasa significa "colocar". É uma prática em que mantras específicos são "colocados" e sentidos em partes diferentes do corpo. É a forma tradicional de yoga nidra usada por yogis desde há muito tempo. Nesta adaptação os mantras foram omitidos para que o yoga nidra possa ser praticado por toda a gente independentemente da religião, língua ou tradição. Mesmo destituído de mantras, o yoga nidra foi cuidadosamente sistematizado para que mantenha o poder transformador da personalidade e receptividade do praticante. O ênfase foi transferido da vocalização de mantras para a rotação da consciência/atenção pelas diferentes partes do corpo.

 

O yoga nidra pode ser dividido em 11 fases sequenciais, que devem ser praticadas uma depois da outra, na ordem indicada. Podem também ser adoptadas variações, desde que esta estrutura básica seja respeitada.

 

1. Preparação

2. Relaxamento

3. Resolução . Sankalpa

4. Rotação da consciência

5. Consciência do corpo - chão

6. Respiração

7. Sentir os opostos

8. Espaço infinito . Chidakasha

9. Visualização

10. Resolução . Sankalpa

11. Final

 

Embora os objectivos do yoga nidra sejam a experiência e  o discernimento espirituais, e não apenas a mudança de actividades físicas do cérebro, existe alguma correlação com os padrões de ondas do cérebro.

(Nome da frequência, descrição em hertz/ciclos por segundo)

 

Beta 14 a 30 . Nível comum das actividades mentais diárias, alertas, activas. Também é o nível de actividade associada com tensão ou stress.  

Alfa 8 a 13 . Relaxado, passivo, perdendo-se em pensamentos, com frequência, considerado o objectivo dos exercícios de relaxamento. Embora este seja um estado muito relaxante e útil de ser praticado, algumas vezes é considerado incorrectamente como sendo o objectivo do yoga nidra.  

Teta 4 a 7 . Normalmente considerado como inconsciente, talvez sonolento, ou meio adormecido. Algumas vezes este nível também é incorrectamente considerado como o nível do yoga nidra, onde ainda existem experiências com imagens e fluxos de pensamentos.  

Delta 0,5 a 3,5 . Considerado correspondente ao nível inconsciente, sem sonho, ao sono profundo (prajna). No yoga nidra, as ondas cerebrais encontram-se neste nível, enquanto o praticante permanece em sono profundo consciente, além das actividades experimentadas nos outros níveis.

 

Quando se pratica yoga nidra pela primeira vez, há uma grande probabilidade de não se experimentar o estado de yoga nidra. Os praticantes podem estar muito relaxados, com ondas cerebrais a diminuírem de beta para alfa ou teta, sem alcançarem o nível delta. Outra possibilidade que, no início, acontece com frequência é cair no sono profundo, encontrando o nível delta, mas perdendo a atenção consciente sem vivenciarem yoga nidra.

 

É importante ser muito paciente ao praticar yoga nidra. O relaxamento que acontece nos níveis alfa e teta pode ser muito útil para a saúde física, emocional e mental. Todo o processo é importante e pode ser entendido como uma preparação para as experiências profundas do yoga nidra. 

 

A profundidade vem  com o tempo.

 

Durante o yoga nidra a mente não está a vaguear, não há imaginação guiada, exploração, nem qualquer esforço para ficar atento a um objecto ou a uma parte do próprio corpo ou ser. Pelo contrário, encontra-se um profundo estado de esvaziamento. Toda a actividade mental é externa e não é percebida, abandonam-se palavras, pensamentos e imagens, a mente estará completamente vazia. Os outros processos e práticas são apenas usados para gentilmente guiarem a atenção para dentro, até que essa atenção finalmente escorregue ou salte para a consciência imóvel, profunda e silenciosa do sono profundo consciente ou yoga nidra.

 

 

 

 

Resumo elaborado a partir do texto "Yoga Nidra: Yogic Conscious Deep Sleep" de Swami Jnaneshvara Bharati, excertos do livro Yoga Nidra de Swami Satyananda Saraswati, textos de Pedro Kupfer disponíveis no site http://www.yoga.pro.br e do manual de formação de Instrutores de Yoga da AETO

 

 


 

 

bottom of page