
Yoga é diferente de ginástica ocidental
A ginástica comummente praticada no ocidente é dinâmica, isto é, de movimentação enérgica e repetida, exigindo tanto esforço muscular que chega a fatigar. Por outro lado, tornando-se mecanizada, não exercita a concentração mental, sendo quase inócua no plano psíquico. Cansativa que é, não convém a fracos ou idosos. A partir de certa idade, geralmente, a contragosto, homens e mulheres julgam-se velhos demais para praticaram ginástica e aposentam-se, começando verdadeiramente a sua caminhada para a velhice. Recusam-se a desgastar as escassas energias que lhes sobram da vida quotidiana. Os mais dinâmicos ainda mantêm alguma actividade, como por exemplo a natação, no entanto a maioria considera que o desporto é coisa para jovens.
O hatha yoga não implica movimento vivo e estafante. É lento, lentíssimo, parado mesmo. Baseia-se em posturas psicofísicas estáticas. Os melhores efeitos psicossomáticos e a perfeição decorrem do maior tempo que se consegue manter uma determinada postura. Ao manter-se 10 segundos num determinado asana propicia maiores e melhores resultados do que se repetir 20 vezes seguidas. Os movimentos no hatha yoga devem ser feitos com lentidão, sem impulsos, arranques ou paragens bruscas. O praticante move-se de um asana para o outro, concentrando a mente em todos os músculos, que se alongam ou contraem, e nas vísceras, que são massajadas. As outras partes do corpo não envolvidas na postura mantêm-se em perfeito relaxamento. São movimentos graciosos, equilibrados, lentos e precisos.
O hatha yoga não consome, capta, concentra e acumula energia. Não é exclusivo a jovens e atletas e no final de cada sessão, o praticante deverá sentir-se forte e tranquilo – física e mentalmente tranquilo – com um profundo bem estar. Ao contrário da ginástica ocidental, que tem em vista primeiramente, o desenvolvimento da musculatura externa, o hatha yoga trabalhando-a e beneficiando-a, atinge, no entanto, muito especialmente a musculatura interna, os órgãos e vísceras, o sistema nervoso e endócrino, enfim, todo o organismo.
O seu aspecto mais característico, contudo, e que torna o hatha yoga diferente de tudo o que existe numa cultura psicofísica, é actuar não somente sobre o corpo material, mas também sobre o corpo energético. Pelas suas características especiais, o hatha yoga pode ser praticado até idade avançada e, para além de ser acessível a enfermos, também constitui um método natural e incomparável de cura de várias doenças, yogaterapia. O yoga não depende de um ginásio ou de equipamentos, é necessário um tapete e o mais difícil, às vezes, é encontrar um espaço onde ninguém incomode, onde se possa gozar de solidão e silêncio. Tendo-se isto, só faltará uma excelente atitude mental: concentração, alegria interior e fé no que se vai realizar.
Excertos do livro "Auto-perfeição com hatha-yoga" do Professor Hermógenes
Fotografias Porf. Hermógenes

VOLTAR