top of page

Surya namaskar . saudação ao sol

 

Na mitologia hindu, o deus sol é adorado como um símbolo de saúde e imortalidade.  É considerado a alma de todos os seres. A saudação ao sol original surgiu como uma espécie de acto devocional ao sol, tradicionalmente realizada de madrugada, de frente para o nascer do sol. A certa altura, cada um dos 12 asanas chegou a ter o seu próprio mantra celebrando os diversos aspectos da divindade do sol.

 

Compreender os benefícios do sol é compreender o poder das coisas, a força vital que habita em dentro de cada um, nos alimentos e no universo. É exactamente quando se entende o significado do sol que se desperta a atitude de reverenciá-lo, considerando que em tudo e em todos existe luz vibrante e pulsante, uma espécie de energia essencial.

 

A saudação ao sol é uma sequência harmoniosa de 12 asanas executada de forma contínua em dois ciclos, tendo em conta que na postura 4 e 9 se trabalhará o lado direito e o esquerdo. Cada “postura” compensa a anterior, alongando o corpo de diferentes formas e, alternadamente, contrai e expande a zona torácica  de modo a regular a respiração.

 

Praticada diariamente, massaja, tonifica e trabalha todas as articulações, músculos e tendões. Quando praticada num ritmo rápido pode ser uma boa forma de perder peso e é um excelente exercício cardiovascular. Desintoxica órgãos internos. Permite manter a coluna vertebral saudável e estimula o sistema respiratório e circulatório. Nos níveis mental e emocional, reequilibra os centros de energia (chakras), ou seja, equilibra e actua nas hormonas das glândulas do corpo, diminuindo o fluxo de pensamentos. Ao nível espiritual, activa a intuição e expande a percepção de si próprio e do mundo.

 

 

PÁGINA EM CONSTRUÇÃO

 

 

Resumo realizado com base no livro ""

 

 

VOLTAR

© 2023 por FOTOGRAFIA JOÃO MACEDO. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Twitter Clean
  • Flickr Clean
bottom of page