

*Patanjali sutra 1.2 chita vritti nirodha – yoga é a cessação das flutuações da consciência
VOLTAR
“Yoga literalmente significa jungir juntar ou unir. O sistema yoguico, se for praticado correctamente, pode permitir ao aluno experimentar a união da mente e do corpo e eventualmente a união com o espírito universal. O termo hatha, que descreve o aspecto físico do yoga, significa literalmente sol (ha) e lua (tha). Simboliza os aspectos quente e frio de cada individuo, que podem ser integrados pela pratica do yoga físico. Essa integração pode originar um fluxo contínuo de energia através dos canais do corpo, bem como uma melhoria de saúde.
A harmonia física e a harmonia mental são as metas alcançadas pela pratica contínua do yoga. Combinando o sistema físico com algumas práticas de respiração controlada, descontracção e ou meditação, você pode contribuir para o seu próprio desenvolvimento e perfeição, tanto física como espiritualmente.
Depois desta explicação filosófica bastante profunda do hatha yoga e de como ele funciona, uma das alunas pergunta muitas vezes: “Mas o que é que essas coisas todas têm a ver com o ter um bebé?” É uma pergunta muito válida e, se pensar um momento na explicação acima dada, pode começar a fazer uma ideia do que é realmente yoga. Lembre-se de que a palavra yoga significa união. Quando você está grávida, essa é a única altura da sua vida em que está experienciando uma união física diária com outro ser. O seu corpo e o do seu bebé estão continuamente interligados. O bebé depende de si durante todo o seu desenvolvimento. Portanto, você está experimentando, na realidade, uma forma de união ou yoga durante essa gravidez. É uma forma muito diferente daquela que é geralmente descrita nos escritos yoguicos, mas é, no entanto, uma forma de yoga. Uma vez que você está numa tão íntima relação com o seu futuro bebé, se arranjar tempo suficiente para aprender a controlar o seu corpo e a sua mente, enquanto estiver grávida, isso será extremamente sensível aos seus altos e baixos. (...)
O yoga não eliminará os problemas da sua vida, mas ajudá-la-á a ver as coisas sob um novo prisma, de modo a poder viver ao máximo a vida neste período tão emocional. (...)De um ponto de vista yoguico, a vida é para ser gozada e vivida ao máximo. Há tanto para ver, provar, sentir, ouvir e conhecer! A vida é cheia de movimento, vitalidade e mudança como um filme. Não perca toda a acção por estar desatenta, enquanto pensa ou se preocupa com o que poderá acontecer ou aconteceu há dez anos atrás. Quando você aprender a sossegar a sua mente e a sintonizar com o seu corpo e o seu bebé, poderá verdadeiramente começar a experimentar e a gozar o belo mundo em que vivemos."
Yoga para grávidas
Sylvia Klein Olkin
1984
ॐ
Inspirações
